Os tanques de aço inox para a indústria de laticínios são projetados com precisão e atenção aos detalhes para garantir alta higiene.
Alguns componentes que podem integrar o tanque de produtos lácteos são os seguintes:
- Isolamento, agitador e conexões CIP; - Elementos adicionais como plataformas, escadas e grades; - Sistema de aquecimento e resfriamento; - Rugosidade padrão.
Os tanques de aço inox para a indústria láctea podem ser fabricados em diferentes tamanhos para qualquer capacidade de armazenamento. O aço inox é um material resistente, durável e não enferruja, sendo ideal para o setor alimentício.
Agitadores em um tanque de aço inox
Os agitadores em tanques de leite referem-se à ação de forçar um fluido por meios mecânicos a adquirir um movimento circulatório dentro de um recipiente.
Objetivos da agitação
• Mistura de dois líquidos miscíveis (por exemplo, álcool e água)
• Dissolução de sólidos em líquidos (por exemplo, açúcar e água)
• Melhoria da transferência de calor (no aquecimento ou resfriamento)
• Dispersão de um gás em um líquido (oxigênio no caldo de fermentação)
• Dispersão de partículas finas em um líquido
• Dispersão de duas fases imiscíveis (gordura no leite)
Conheça agora alguns tipos de agitadores:
Agitadores de hélice
Um agitador de hélice é um agitador de fluxo axial que opera em alta velocidade e é usado para líquidos de baixa viscosidade. Os menores agitadores de hélice giram na rotação máxima do motor, já os maiores em um ritmo mais lento.
Agitadores de pás
Um agitador eficaz consiste em uma, duas ou três pás girando em um eixo vertical. As pás giram em velocidades baixas a moderadas no centro do tanque, impulsionando o líquido radial e tangencialmente, sem movimento vertical em relação ao agitador, a menos que as pás estejam inclinadas.
Agitadores de turbina
A maioria deles se assemelha a agitadores com múltiplas pás curtas, que giram em alta velocidade em um eixo montado centralmente dentro do tanque. As pás podem ser retas ou curvas, inclinadas ou verticais. O impulsor pode ser aberto, semifechado ou fechado. O diâmetro do impulsor é menor do que o dos agitadores de pás, sendo aproximadamente 30 a 50% do diâmetro do tanque.
Agitação em silo
Equipado com um sistema de agitação que impede a separação do creme por gravidade. Esta agitação é muito suave. A agitação excessiva causa aeração do leite e a desintegração dos glóbulos de gordura, o que expõe as gorduras ao ataque das enzimas lipases presentes no leite. A agitação suave é, portanto, uma regra básica no processamento do leite.
O que é filtragem?
No processo de filtração, o leite passa por filtros feitos de diversos materiais. No momento da transferência, o leite da fonte é transferido para o tanque de pesagem, onde ocorre a remoção inicial de macropartículas ou elementos estranhos do leite cru. Uma segunda filtração é normalmente realizada por meio do pré-aquecimento do leite em um trocador de calor, geralmente equipado com filtros de pressão.
Tipos de filtragem
Filtração por membrana: A filtração por membrana é uma tecnologia comprovada e estabelecida. Praticamente todos os processos comuns que envolvem laticínios utilizam um sistema de filtração por membrana, direta ou indiretamente.
Osmose reversa: A osmose reversa é o processo com a membrana mais estreita possível para separar líquidos. Ela concentra todos os sólidos, e apenas a água consegue passar através da membrana, toda a matéria dissolvida e em suspensão é retida.
Nanofiltração: A nanofiltração separa uma variedade de minerais de líquidos, permitindo que apenas o fluido e certos íons monovalentes passem pela membrana.
Ultrafiltração: A membrana de ultrafiltração separa o material de entrada (por exemplo, leite desnatado) em dois fluxos, permitindo que água, sais dissolvidos, lactose e ácidos passem em qualquer direção, enquanto retém (e, portanto, concentra) proteínas e gorduras.
Nível de acabamento: Os tanques de leite têm rugosidade interna padrão, mas, se necessário, podem ser produzidos com paredes internas muito mais lisas (e, portanto, mais higiênicas).
Aquecimento e resfriamento: Em processos como pasteurização ou fermentação, o aquecimento ou resfriamento do tanque é muito importante quando feito com a combinação certa e isolamento para aquecer ou resfriar seu produto no tempo desejado. Por meio de tecnologias modernas e inovações avançadas é possível fabricar tanques refrigeradores e a granel com capacidade para milhares de litros de leite, água e outros líquidos.
Travessa Garibaldi, S/N – Bairro: Interior
Flores da Cunha – RS – CEP: 95.270-000
Caixa Postal 117
Cookies: Usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa politica de privacidade.