VOLTAR

Como são detectados vazamentos em reservatórios de água mineral

É importante compreender a importância da detecção de vazamentos em reservatórios de água mineral fabricados em aço inox. Isso porque a perda de líquido pode gerar prejuízo para a empresa, já que isso significa que o reservatório está danificado e precisa de reparos.

Alguns sinais são os seguintes:

Danos estruturais: Vazamentos persistentes podem comprometer a integridade estrutural do tanque e áreas ao redor. Quando a estrutura está comprometida é comum surgir furos e fissuras, o que leva a perda de água.

Interrupções operacionais: Em ambientes industriais ou comerciais, vazamentos podem interromper as operações e causar tempo de inatividade.

Inspeção visual

O primeiro passo para detectar vazamentos é uma inspeção visual completa do reservatório e seus arredores. Ou seja, observe atentamente todas as a partes que compõem o reservatório. Então procure pelos seguintes sinais:

Poças de água, manchas e mofo

Rachaduras e corrosão: Inspecione o reservatório de aço inox para verificar se há rachaduras visíveis, ferrugem ou corrosão que podem ser fontes de vazamentos.

Verifique os níveis de água

Monitorar os níveis de água no reservatório pode ajudar a identificar possíveis vazamentos:

Monitoramento consistente: Verifique regularmente o nível da água no reservatório. Se notar uma queda gradual ou repentina sem causa aparente, pode ser devido a um vazamento.

Padrões de uso: Compare os padrões de uso de água com as variações do nível d'água. Discrepâncias incomuns podem indicar um vazamento. 

Teste de pressão

Monitore as mudanças de pressão: Observe qualquer queda de pressão, que pode indicar um vazamento. Se a pressão diminuir, é provável que haja um vazamento.

Teste localizado: Para reservatórios de aço inox maiores, segmente o tanque em seções menores e teste cada seção individualmente para isolar o vazamento.

A importância de fabricar com eficiência o reservatório de aço inox

Quando bem construído, dificilmente o reservatório terá vazamentos. Por isso é importante que a fabricação seja realizada com total eficiência. Sendo assim, deve ser utilizado o grau de aço inox certo, de acordo com as necessidades de uso.

As duas referências mais comuns de aço inoxidável austenítico são os graus 304 e 316. Ambos os tipos de aço são comparáveis ​​em aparência, composição química e características gerais. Cada tipo é naturalmente resistente à corrosão, o que ressalta o fato de que nenhum deles requer acabamento ou revestimento especial. Pelo contrário, ambos os tipos de aço têm finalidades diferentes quando se trata de armazenar líquidos e materiais.

O aço inox é protegido contra a corrosão por uma camada fina, impermeável e invisível, a “camada de passivação”, que é composta principalmente de óxido de cromo.

Aço inoxidável 304 ou 316: qual escolher?

Cada aplicação de aço inox tem suas próprias demandas exclusivas e requer um material que esteja à altura da tarefa. Algumas situações em que o aço inox 304 pode ser a melhor opção é quando há necessidade de excelente conformabilidade. Além disso, possui boas propriedades de conformação e soldagem. O teor de cromo o torna muito resistente à corrosão e à oxidação. É usado para fabricar tanques e recipientes para uma grande variedade de líquidos e sólidos. Excelente tenacidade mesmo em temperaturas muito baixas. Facilidade de limpeza e fabricação.

Já o aço inox 316 é o segundo aço inoxidável mais comum depois do tipo 304. Ele pode ser a melhor escolha em ambientes que incluem uma grande quantidade de elementos corrosivos ou quando o material ficará submerso ou exposto à água constantemente. E até mesmo em processos em que se exige maior resistência e dureza. A adição de molibdênio até um máximo de 3% o torna extremamente resistente à corrosão. O aço inox 304 pode suportar ataques corrosivos de salmouras de sódio e cálcio, soluções de hipoclorito e ácido fosfórico.

Os aços inoxidáveis ​​​​ toleram uma ampla faixa de temperaturas, do aquecimento ao congelamento, incluindo resistência a choques térmicos. Portanto, resistem a variações térmicas (mudanças rápidas de temperatura).

Estruturas mais leves são construídas com igual ou maior resistência mecânica a impactos. O aço inox em reservatórios tem uma vida útil mais longa do que outros materiais. É um material que facilita o trabalho do fabricante devido a sua boa soldabilidade. De fácil manutenção, preserva sua boa aparência e resistência à corrosão por muito tempo.
 

LEIA TAMBÉM

Entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo.
Responderemos prontamente.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a Quinta-feira: 7h00 às 12:00 - 12:45 às 17h35
Sexta-Feira: 7h00 às 12:00
FALE CONOSCO
(54) 99697-8002 RH/Fiscal/Financeiro
(54) 99924-7703 Assistência Técnica
(54) 3297-5152
(54) 3292-5152
(54) 9 9138-6835
E-MAIL
jopemar@jopemar.com.br
ENDEREÇO
Travessa Garibaldi, S/N – Bairro: Interior
Flores da Cunha – RS – CEP: 95.270-000
Caixa Postal 117