VOLTAR

5 fatos sobre aço inox que você talvez não saiba

O aço é um dos materiais mais utilizados no setor industrial. Resistência, durabilidade, estética… Não é a primeira vez que destacamos os aspectos positivos do aço inoxidável! Sem dúvida, na Jopemar comprovamos que este material é o mais vantajoso. 

Ele é encontrado em muitos produtos do nosso dia a dia. Ele desempenha um papel único na metalurgia, principalmente pela sua resistência à corrosão. Eles são criados pela mistura de ferro e carbono com cromo e, às vezes, níquel e outras ligas.

O cromo é o componente mais importante do aço inox. O grau exigido de resistência à corrosão é um dos fatores que decidem a composição de cromo necessária. Outras características desse material são a maleabilidade, durabilidade e resistência a altas e baixas temperatura.

Tipos de aço inoxidável

Existem três famílias principais de aços inoxidáveis. Os aços ​​ferríticos não contêm níquel e geralmente são muito resistentes à corrosão. Os ​​martensíticos geralmente não contêm muito níquel, mas contêm uma quantidade maior de carbono e, diferentemente dos aços ferrosos, são tratáveis ​​termicamente.

Os aços inoxidáveis ​​austeníticos são os mais comuns, contêm níquel e são mais moldáveis ​​e dúcteis do que outros. Eles também não são magnéticos, em grande parte devido ao teor de níquel. O endurecimento duplex e por precipitação são grupos especiais menores que constituem o restante dos tipos de aço inoxidável.

Uma qualidade típica austenítica ou niquelada é aquela que requer muito estiramento, por exemplo, as pias, pois geralmente são feitas de aço austenítico. Muitas exigem estampagem profunda e extensa para funcionar sem rachaduras.

A resistência à temperatura também entra em jogo, como em peças de fogões. Cada tipo de aço inoxidável é utilizado para atender a uma demanda específica, por exemplo, calor em sistemas de exaustão.

Diferentes ligas metalúrgicas e diferentes processos desempenham um papel na determinação da qualidade apropriada para atender às demandas de uma peça específica.

Como é feito o aço inoxidável?

Níquel, cromo, vanádio e molibdênio são adicionados durante a produção ou fundição do aço, tornando o aço "nobre" e conferindo-lhe algumas propriedades importantes. O próprio aço como base é obtido a partir do ferro-gusa, que é um composto de minério de ferro, oxigênio e coque, submetido a temperaturas extremamente elevadas. 

O produto final representa um refinamento do aço. Cobalto, tungstênio e titânio podem ser considerados componentes adicionais para refinamento. O aço é criado em alto-forno ou forno elétrico, onde pode ser reciclado a partir de um material antigo.

5 fatos sobre o aço que talvez você não saiba

Certamente você também tem clareza sobre alguns pontos a favor do uso deste material, mas é possível que não tenha conhecimento de alguns detalhes mais interessantes. Então, neste artigo você vai descobrir algumas curiosidades…

1 - Não é uma substância pura

Na verdade, sabe-se que o aço é forte e suporta grandes cargas, porém o aço é a liga do ferro (em maior medida) e do carbono. Da mesma forma, se você adicionar níquel ou cromo poderá obter características mais específicas. Portanto, você não conseguirá encontrar aço na natureza.

2 - China, o maior produtor

Tal como acontece com quase todas as matérias-primas, a China é o maior produtor mundial de aço. Nos últimos anos, produziu 996,3 milhões de toneladas. Os Estados Unidos foram o segundo país, com produção de 111,3 milhões de toneladas. A Espanha ficou em 17º lugar, com 13,6 milhões de toneladas produzidas.

3 - É altamente reciclável

Caminhamos cada vez mais para uma produção mais ecologicamente correta, pois o aço é altamente reciclável, chegando a 60% do produto que pode ser reaproveitado em outros processos produtivos. Curiosamente, mais de 700 toneladas de aço são recicladas a cada minuto no mundo.

4 - É um metal abundante no mundo

Você imaginou isso? Depois do alumínio, o aço ocupa o primeiro lugar em abundância no mundo. Da mesma forma, 4,7% da crosta terrestre é composta por esse material. 

5 - A leveza é uma de suas vantagens

O aço mantém suas propriedades, mas reduz bastante o peso, tornando-o ideal para construção. Se a Torre Eiffel fosse construída agora com aço em vez de ferro, seria entre 3 e 4 vezes mais leve que a atual.

E você, já conhecia essas curiosidades sobre o aço?

 

LEIA TAMBÉM

Entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo.
Responderemos prontamente.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a Quinta-feira: 7h00 às 12:00 - 12:45 às 17h35
Sexta-Feira: 7h00 às 12:00
FALE CONOSCO
(54) 9 9697-8002 RH/Fiscal/Financeiro
(54) 3297-5152
(54) 3292-5152
(54) 9 9138-6835
E-MAIL
jopemar@jopemar.com.br
ENDEREÇO
Travessa Garibaldi, S/N – Bairro: Interior
Flores da Cunha – RS – CEP: 95.270-000
Caixa Postal 117